terça-feira, 27 de março de 2012

Rodolfo Zalla (Argentina, 1930)


RODOLFO ZALLA
Conheça um pouco da vida deste grande mestre que desenhou o Zorro para a Editora Abril.
Rodolfo Zalla (Argentina, 1930) é um desenhista de histórias em quadrinhos argentino radicado no Brasil.
Zalla iniciou a carreira ainda na Argentina em 1953, quando produziu uma história para uma editora católica. Mudou-se para o Brasil em 1963, onde produziu a tira Jacaré Mendonça para o jornal Última Hora, foi um dos artistas responsáveis pela arte de Targo (uma cópia de Tarzan) e pela reformulação do Escopião (criado como um plágio do Fantasma de Lee Falk, Zalla foi um dos responsáveis pelas mudanças no personagem afim de evitar um processo movido pela King Features Syndicate), ambos pela Editora Taika.
Após trabalhar em várias editoras funda o "Estúdio D-Arte" ao lado de Eugênio Colonnese (artista que Zalla conhecera ainda na Argentina), o estúdio funcionou entre 1966 e 1969, em 1981 D-Arte vira uma editora, a D-Arte lançou duas revistas de terror bem-sucedidas Calafrio e Mestres do Terror. Na Editora Abril, Zalla foi responsável por desenhar durante seis anos histórias do Zorro baseadas na série de TV da Disney.
Zalla e Colonnese foram responsáveis pela utilização de quadrinhos em livros didáticos brasileiros No gênero terror criou a personagem Nádia, a filha de Drácula e no faroeste o cowboy Johnny Pecos. Em2005 lançou pela Opera Graphica o livro "O Desenho Magnífico de Rodolfo Zalla", um livro que ensina técnicas de desenho.
Em 2010, Zalla desenhou um álbum sobre o medium Chico Xavier escrita por Franco de Rosa e publicada pela Ediouro e outro sobre o ex-presidente Lula, escrita por Toni Rodrigues e publicada pela Editora Sarandi. A história seria desenhada pelo amigo Eugênio Colonnese, morto em Agosto de 2008.
Em 2011, a Editorial Kalaco publicou o segundo volume do álbum "War - Histórias de Guerra" trazendo histórias de guerra produzidas na década de 1960, inspirada na revista "Blazing Combat", da Warren Publishing, a publicação das histórias foram abortadas por decorrência da Ditadura Militar. As histórias originais da revista Blazing Combat também foram no Brasil no álbum "Combate Inglório" da Gal Editora publicada em Agosto do mesmo ano.  A Editoral Kalaco do jornalista Franco de Rosa continua os projetos da Opera Graphica (editora encerrada em 2009, também era comandada por Rosa) O título War - Histórias de Guerra foi lançado pela Opera Graphica em 2002 como uma revista com histórias de escritas por Garth Ennis para o selo Vertigo da DC Comics. Em 2003, War - Histórias de Guerra foi um título de um álbum composto por histórias escritas por Gian Danton (baseado em textos de Luíz Meri) e arte de Eugênio Colonnese.
Em Julho de 2011, foi anunciado que a Editorial Kalaco e a Zarabatana Books publicariam um álbum de histórias produzidas por Zalla protagonizadas pelo Drácula, Em agosto do mesmo ano, Zalla também anunciou a volta da revista Calafrio pela Editora CLUQ (Clube de Quadrinhos), em 2010, a Editora Escala havia publicado um álbum com histórias do vampiro produzidas por Colonnese para a Editora Taika na década de 1960.

By Sabino (Fantasma Brasil)

Nenhum comentário: